Grupo Homossexual Católico aplaude Socrates
Publicada por Anónimo Etiquetas: activismo, casamento, famílias, religiãoOpus Gay contente com o casamento...
Publicada por Anónimo Etiquetas: activismo, casamento, famílias, nacionalViolência doméstica LGBT
Publicada por Identidades LGBT Etiquetas: activismo, educação, famílias, nacionalA APAV apresenta, com o apoio da Associação ILGA Portugal, uma campanha de sensibilização contra a violência entre casais homossexuais nas suas relações de intimidade: Violência doméstica entre pessoas do mesmo sexo é crime.
Além dos anúncios de imprensa, cartazes, folhetos e banners (materiais disponíveis para consulta e download no site www.apav.pt) foi também desenvolvido um micro-site, com informação específica sobre a vitimação nas relações homossexuais, com o objectivo de informar e desmontar alguns dos mitos existentes sobre esta problemática: www.apav.pt/lgbt.

Os deputados socialistas Paulo Pedroso e Maria Antónia Almeida Santos questionaram esta sexta-feira a ministra da Saúde sobre relatos surgidos recentemente que cidadãos homossexuais estão a ser impedidos de ser dadores de sangue, noticia a Lusa.
«Deu o ministério da Saúde ou algum organismo técnico dele dependente alguma orientação ao serviços de recolha de sangue que vise ou tenha como efeito prático restringir a dádiva de sangue por parte de cidadãos homossexuais em função da sua orientação sexual», questionam os dois deputados socialistas num requerimento entregue na Assembleia da República.
![]()
As autoridades espanholas celebraram cerca de 9 mil casamentos entre pessoas do mesmo sexo desde Julho de 2005, quando entrou em vigor a polémica lei que colocou Espanha entre as nações mais progressistas do mundo nesta matéria.
Três anos e meio depois o assunto praticamente já não merece atenção da imprensa espanhola, que só raramente publica notícias sobre a lei que sempre foi apoiada pela maioria da população espanhola.
A reforma alterou ainda as expressões «marido e mulher» por «cônjuge» e «pai e mãe» por «progenitores».
PND a virtude da direita radical
Publicada por Anónimo Etiquetas: casamento, famílias, homofobia, política
O Partido da Nova Democracia rejeitou esta segunda-feira o casamento entre homossexuais alegando que a proposta «contraria o sentimento da maioria esmagadora dos portugueses», noticia a Lusa.
O PND rejeitou em comunicado a possibilidade da união civil entre pessoas do mesmo sexo, reafirmando a intenção de lutar contra uma proposta que condiciona o «direito intransponível à diferença».
No mesmo documento, o PND refere ainda que «os candidatos do Partido Socialista à Assembleia da República» têm o dever de não dar o seu voto a uma lei que «contraria o sentimento da maioria esmagadora dos portugueses».
+info: http://diario.iol.pt/politica/gays-pnd-homossexuais-casamento-homossexual-iol-socrates/1034077-4072.html
O dirigente socialista Augusto Santos Silva afirmou que a adopção de crianças por casais homossexuais está fora da moção de José Sócrates e que a corrente de Manuel Alegre também será convidada para discutir o programa eleitoral, refere a Lusa.
«A moção apresentada pelo secretário-geral do PS contempla a remoção das barreiras jurídicas à celebração de casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Não propõe mais nada. Se o congresso aprovar a moção, a posição do PS continuará a ser contrária à adopção de crianças por parte de casais formados por pessoas do mesmo sexo», declarou.
+info: http://diario.iol.pt/politica/casamento-gay-homossexuais-ps-casamento-adopcao-socrates/1033955-4072.html
Panteras Rosas duvidam de Socrates
Publicada por Anónimo Etiquetas: activismo, casamento, famílias, política
O movimento Panteras Rosa considera positivo o compromisso do líder do PS de avançar com o casamento entre pessoas do mesmo sexo, mas manifesta desconfiança relativamente à capacidade socialista de concretizar este objectivo.
«É um sinal positivo e um primeiro passo, mas daqui até haver uma lei ainda vai um longo caminho», disse à Lusa o porta-voz da frente de Combate à «Lesbigaytransfobia» Panteras Rosa.
+info: http://diario.iol.pt/sociedade/casamento-homossexual-gay-gays-panteras-rosa/1033906-4071.html
A Associação ILGA Portugal congratulou-se hoje com o compromisso do líder do PS de avançar com o casamento entre pessoas do mesmo sexo, considerando que se trata de uma questão de direitos fundamentais e de cidadania.
Em comunicado, a Associação ILGA Portugal - Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual e Transgénero sublinha que o fim da exclusão de lésbicas e gays no acesso ao casamento "exige apenas uma pequena alteração no texto da lei, que não implica custos nem afecta a liberdade de outras pessoas".
Contudo, essa alteração, segundo a ILGA, "será um enorme passo no sentido da igualdade e contra a discriminação".
"As vozes que inevitavelmente se levantarão contra esta medida vão provar apenas a persistência do preconceito homófobo na sociedade portuguesa e, portanto, reforçar a urgência de lutar contra a discriminação em função da orientação sexual", acrescenta ainda.
Ao apresentar domingo a moção que vai levar ao congresso do PS, José Sócrates referiu que a consagração dos direitos de uma minoria social [a homossexual] representará a vitória de toda a sociedade portuguesa, porque se traduzirá em mais tolerância e dignidade individual.
Para o líder socialista, trata-se de "eliminar uma discriminação histórica, que não honra nenhuma sociedade aberta".
De acordo com Sócrates, o debate sobre os casamentos homossexuais será feito "em nome da liberdade, da igualdade e da dignidade individual e da luta contra todos os tipos de discriminação".
"Dir-me-ão que estamos a falar de uma minoria; dir-me-ão que o problema é apenas de uma minoria, mas quero dizer o seguinte aos camaradas: o reconhecimento dos direitos e da dignidade de uma minoria é a vitória de todos, porque é a vitória da tolerância, da liberdade, da igualdade e da dignidade de todos os portugueses", referiu.
O fotógrafo Nuno Parreira lança-te o desafio
Procuro casais para fotografar, em estilo de retrato, com a ideia base de um beijo, pois é esse o tema do trabalho. Necessito de 10 casais de gays e 10 de lésbicas para efectuar o trabalho. O resultado será partilhado com todos os participantes, sendo-lhes fornecido, em CD, o resultado da sessão fotográfica.
A sessão fotográfica será realizada no Centro Cultural de Cascais, em dia e hora a combinar. Para a realização das fotografias, os interessados devem usar roupas lisas e sem padrões, com vista a um resultado mais eficaz a nível fotográfico, ou seja, roupa simples, pois a simplicidade resulta melhor neste tipo de imagem. Devem também, se possível, enviar uma fotografia do casal, para o meu email, para um planeamento mais elaborado da sessão fotográfica, uma vez que há pessoas que se adequam mais a um tipo de iluminação fotográfica que outras, devido a cor de pele e textura da cara.
Este trabalho tem como objectivo demonstrar o amor e afecto entre casais do mesmo sexo, e efectuar uma ligação entre essa demonstração de amor, e a data de dia de S. Valentim, que representa a união amorosa entre pessoas.
Podem ver a qualidade do meu trabalho em http://myspace.com/
Nuno Parreira [ nmsparreira@iol.pt ]
Todos os candidatos à coordenação dos grupos locais da rede ex aequo deverão receber a formação adequada ao exercício das suas funções. A próxima formação de coordenadores e candidatos a coordenadores ocorre já em Março, em Alvito, nos dias 7 e 8, estando o dia 6 reservado para a apresentação e recepção dos formandos.
Se ainda não existe um grupo de jovens da associação na tua cidade ou região, e se queres ajudar a criar um, a rede ex aequo está interessada em dar-te todo o apoio necessário para fazê-lo. Basta arranjares no mínimo mais 2 pessoas, além de ti, independentemente da orientação sexual, com idades entre os 16 e os 30 anos (1/3 da equipa terá de ter menos de 26 anos).

Dia 27 de Junho o Arraial Pride regressa, desta vez em Belém
Para este ano a Associação Ilga Portugal constituiu um grupo de trabalho independente para a produção do Arraial. Será um modelo novo de produção, uma nova aposta na realização da maior festa LGBT de Portugal.
Procuramos parceiros de negócios; empresas, particulares que estejam interessados em apoiar a realização deste evento. Relembramos que se comemora em 2009 os 40 anos de Stonewall, e os 25 anos da morte de António Variações.


