ILGA aplaude

A Associação ILGA Portugal congratulou-se hoje com o compromisso do líder do PS de avançar com o casamento entre pessoas do mesmo sexo, considerando que se trata de uma questão de direitos fundamentais e de cidadania.

Em comunicado, a Associação ILGA Portugal - Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual e Transgénero sublinha que o fim da exclusão de lésbicas e gays no acesso ao casamento "exige apenas uma pequena alteração no texto da lei, que não implica custos nem afecta a liberdade de outras pessoas".

Contudo, essa alteração, segundo a ILGA, "será um enorme passo no sentido da igualdade e contra a discriminação".

"As vozes que inevitavelmente se levantarão contra esta medida vão provar apenas a persistência do preconceito homófobo na sociedade portuguesa e, portanto, reforçar a urgência de lutar contra a discriminação em função da orientação sexual", acrescenta ainda.

Ao apresentar domingo a moção que vai levar ao congresso do PS, José Sócrates referiu que a consagração dos direitos de uma minoria social [a homossexual] representará a vitória de toda a sociedade portuguesa, porque se traduzirá em mais tolerância e dignidade individual.

Para o líder socialista, trata-se de "eliminar uma discriminação histórica, que não honra nenhuma sociedade aberta".

De acordo com Sócrates, o debate sobre os casamentos homossexuais será feito "em nome da liberdade, da igualdade e da dignidade individual e da luta contra todos os tipos de discriminação".

"Dir-me-ão que estamos a falar de uma minoria; dir-me-ão que o problema é apenas de uma minoria, mas quero dizer o seguinte aos camaradas: o reconhecimento dos direitos e da dignidade de uma minoria é a vitória de todos, porque é a vitória da tolerância, da liberdade, da igualdade e da dignidade de todos os portugueses", referiu.

3 comentários:

André disse...

isto contando que passa de vã promessa... quando vir acredito. agora, vir prometer uma coisa que há menos de meio ano, directamente, impediu... é de desconfiar! parece que o "papá" sócrates se arrependeu da bofetada que deu, e agora estende um rebuçado... enfim, esperemos que não seja apenas para pescar mais uns votos...

Tiger! disse...

Eu sinceramente já não acredito nele...

Anónimo disse...

Não contará com o meu voto, mesmo assim.
Acredito porém, que na próxima legislatura haverá uma maioria de esquerda no parlamento, o que permitirá que esse direito passe a ser consagrado.