Bispos protestantes defendem casamento gay na Califórnia


Os seis principais bispos da Igreja Episcopal da Califórnia manifestaram na quarta-feira o seu apoio ao casamento entre homossexuais no estado, estimando que essas uniões promovem os "valores cristãos".

O Tribunal Supremo da Califórnia legalizou em Maio passado os casamentos entre pessoas do mesmo sexo e, desde então, centenas de homossexuais já o celebraram naquele estado.

São vários os grupos que rejeitam o casamento entre gays e lésbicas e que realizam uma campanha para reunir assinaturas visando a realização de um referendo sobre o caso, no dia 4 de Novembro, paralelamente às eleições presidenciais e parlamentares nos EUA.

O texto do referendo, conhecido como "Proposta 8", introduziria uma emenda na Constituição do Estado determinando que "apenas o casamento entre um homem e uma mulher pode ser reconhecido na Califórnia".

Os seis bispos episcopais, do braço americano dos anglicanos, destacaram que os casamentos entre homossexuais não degradam a instituição do matrimónio.

"Não acreditamos que o casamento de heterossexuais é ameaçado pelo casamento de pessoas do mesmo sexo, pelo contrário, os valores cristãos da monogamia, compromisso, amor e respeito mútuo (...) são reforçados para todos ao haver direitos iguais para homossexuais e heterossexuais".

0 comentários: