Apresentação da programação do Queer Lisboa


A Associação Cultural Janela Indiscreta e a equipa do Queer Lisboa apresentam hoje no Chueca Bar a programação do 12º Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa.

A edição deste ano, que conta com 130 filmes englobados nas 3 secções competitivas: Prémios de Longa-Metragem (melhor filme, melhor actor e melhor actriz), Documentário e Curta-Metragem (prémio do público).

Em termos de novidades o Queer Art, onde o cinema se cruza com as artes plásticas, e onde serão exibidos, em estreia nacional, o documentário With Gilbert & George (Reino Unido, 2007, 104'), realizado por Julian Cole, sobre a dupla de artistas londrinos e ainda o clássico A Bigger Splash (Reino Unido, 1975, 105'), realizado por Jack Hazan, uma docu-ficção protagonizada pelo pintor David Hockney.

Nas secções paralelas, o Queer Lisboa propõe-nos 3 ciclos temáticos, acompanhados de debates, com um conjunto de personalidades nacionais e internacionais: um ciclo sobre Religião e Homossexualidade; um olhar sobre a Guerra Colonial; e um outro ciclo de cinema sobre O Obsceno, comissariado pela ensaísta e programadora alemã Manuela Kay.

Outros ciclos que compõem esta 12ª edição dão o Queer TV, com documentários televisivos, o Queer Pop, com mais uma mão cheia de telediscos de "estética queer" e o Ciclo Positivo sobre o impacte do VIH / Sida na sociedade actual.

Recordemos que o Festival decorre entre 19 e 27 de Setembro, no Cinema S. Jorge em Lisboa.

+info: http://www.lisbonfilmfest.com/

0 comentários: