Grupo Homossexual Católico aplaude Socrates


«O assumir de um tal compromisso denota um país apostado na modernidade, mas sobretudo na tolerância, igualdade e respeito pelos direitos de todos os seus cidadãos, independentemente da sua orientação sexual», refere o grupo em comunicado.


«O casamento entre pessoas do mesmo sexo assinala a dinâmica viva da democracia do século XXI, ou seja, o direito do acesso à protecção legal do Estado de todos os cidadãos, independentemente da tradição sociocultural religiosa, classes sociais, cor, orientação sexual», refere o grupo, adiantando que todo o cidadão português tem de ter o mesmo acesso ao uso dos direitos do Estado laico, neste caso, o casamento.

Opus Gay contente com o casamento...


"A legalização do casamento de duas pessoas do mesmo sexo e da adopção ao mesmo tempo poderia ser contraproducente", dado que poderia "embaraçar a aceitação do casamento", diz António Serzedelo da Opus Gay


A associação Opus Gay aceita que a moção de José Sócrates defendendo o casamento homossexual exclua a adopção para que "haja tempo para assimilar as mudanças", registando ainda que "quer seja eleitoralista ou não", é "positiva", confessando que "houve receio" de que, com a crise, os direitos da comunidade LGBT fossem "esquecidos".


Violência doméstica LGBT

A APAV apresenta, com o apoio da Associação ILGA Portugal, uma campanha de sensibilização contra a violência entre casais homossexuais nas suas relações de intimidade: Violência doméstica entre pessoas do mesmo sexo é crime.

Além dos anúncios de imprensa, cartazes, folhetos e banners (materiais disponíveis para consulta e download no site www.apav.pt) foi também desenvolvido um micro-site, com informação específica sobre a vitimação nas relações homossexuais, com o objectivo de informar e desmontar alguns dos mitos existentes sobre esta problemática: www.apav.pt/lgbt.

Dualidade Socialista


Os deputados socialistas Paulo Pedroso e Maria Antónia Almeida Santos questionaram esta sexta-feira a ministra da Saúde sobre relatos surgidos recentemente que cidadãos homossexuais estão a ser impedidos de ser dadores de sangue, noticia a Lusa.

«Deu o ministério da Saúde ou algum organismo técnico dele dependente alguma orientação ao serviços de recolha de sangue que vise ou tenha como efeito prático restringir a dádiva de sangue por parte de cidadãos homossexuais em função da sua orientação sexual», questionam os dois deputados socialistas num requerimento entregue na Assembleia da República.

+info: http://diario.iol.pt/sociedade/sanguwe-dadores-sangue-ultimas-noticias-homossexuais-gays-iol/1033134-4071.html

Espanha o exemplo


As autoridades espanholas celebraram cerca de 9 mil casamentos entre pessoas do mesmo sexo desde Julho de 2005, quando entrou em vigor a polémica lei que colocou Espanha entre as nações mais progressistas do mundo nesta matéria.

Três anos e meio depois o assunto praticamente já não merece atenção da imprensa espanhola, que só raramente publica notícias sobre a lei que sempre foi apoiada pela maioria da população espanhola.

A reforma alterou ainda as expressões «marido e mulher» por «cônjuge» e «pai e mãe» por «progenitores».

+info: http://diario.iol.pt/internacional/casamento-homossexual-homossexuais-espanha-gays-casamento-iol/1034060-4073.html

PND a virtude da direita radical


O Partido da Nova Democracia rejeitou esta segunda-feira o casamento entre homossexuais alegando que a proposta «contraria o sentimento da maioria esmagadora dos portugueses», noticia a Lusa.

O PND rejeitou em comunicado a possibilidade da união civil entre pessoas do mesmo sexo, reafirmando a intenção de lutar contra uma proposta que condiciona o «direito intransponível à diferença».

No mesmo documento, o PND refere ainda que «os candidatos do Partido Socialista à Assembleia da República» têm o dever de não dar o seu voto a uma lei que «contraria o sentimento da maioria esmagadora dos portugueses».

+info: http://diario.iol.pt/politica/gays-pnd-homossexuais-casamento-homossexual-iol-socrates/1034077-4072.html

PS diz: Adopção não


O dirigente socialista Augusto Santos Silva afirmou que a adopção de crianças por casais homossexuais está fora da moção de José Sócrates e que a corrente de Manuel Alegre também será convidada para discutir o programa eleitoral, refere a Lusa.

«A moção apresentada pelo secretário-geral do PS contempla a remoção das barreiras jurídicas à celebração de casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Não propõe mais nada. Se o congresso aprovar a moção, a posição do PS continuará a ser contrária à adopção de crianças por parte de casais formados por pessoas do mesmo sexo», declarou.

+info: http://diario.iol.pt/politica/casamento-gay-homossexuais-ps-casamento-adopcao-socrates/1033955-4072.html

Panteras Rosas duvidam de Socrates


O movimento Panteras Rosa considera positivo o compromisso do líder do PS de avançar com o casamento entre pessoas do mesmo sexo, mas manifesta desconfiança relativamente à capacidade socialista de concretizar este objectivo.

«É um sinal positivo e um primeiro passo, mas daqui até haver uma lei ainda vai um longo caminho», disse à Lusa o porta-voz da frente de Combate à «Lesbigaytransfobia» Panteras Rosa.

+info: http://diario.iol.pt/sociedade/casamento-homossexual-gay-gays-panteras-rosa/1033906-4071.html

ILGA aplaude

A Associação ILGA Portugal congratulou-se hoje com o compromisso do líder do PS de avançar com o casamento entre pessoas do mesmo sexo, considerando que se trata de uma questão de direitos fundamentais e de cidadania.

Em comunicado, a Associação ILGA Portugal - Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual e Transgénero sublinha que o fim da exclusão de lésbicas e gays no acesso ao casamento "exige apenas uma pequena alteração no texto da lei, que não implica custos nem afecta a liberdade de outras pessoas".

Contudo, essa alteração, segundo a ILGA, "será um enorme passo no sentido da igualdade e contra a discriminação".

"As vozes que inevitavelmente se levantarão contra esta medida vão provar apenas a persistência do preconceito homófobo na sociedade portuguesa e, portanto, reforçar a urgência de lutar contra a discriminação em função da orientação sexual", acrescenta ainda.

Ao apresentar domingo a moção que vai levar ao congresso do PS, José Sócrates referiu que a consagração dos direitos de uma minoria social [a homossexual] representará a vitória de toda a sociedade portuguesa, porque se traduzirá em mais tolerância e dignidade individual.

Para o líder socialista, trata-se de "eliminar uma discriminação histórica, que não honra nenhuma sociedade aberta".

De acordo com Sócrates, o debate sobre os casamentos homossexuais será feito "em nome da liberdade, da igualdade e da dignidade individual e da luta contra todos os tipos de discriminação".

"Dir-me-ão que estamos a falar de uma minoria; dir-me-ão que o problema é apenas de uma minoria, mas quero dizer o seguinte aos camaradas: o reconhecimento dos direitos e da dignidade de uma minoria é a vitória de todos, porque é a vitória da tolerância, da liberdade, da igualdade e da dignidade de todos os portugueses", referiu.

Kiss me

O fotógrafo Nuno Parreira lança-te o desafio

Venho por este meio convidar os interessados a colaborar num trabalho fotográfico com vista a uma exposição de fotografia intitulada "KISS ME", para ser inaugurada no dia 14 de Fevereiro, dia d@s namorad@s.

Procuro casais para fotografar, em estilo de retrato, com a ideia base de um beijo, pois é esse o tema do trabalho. Necessito de 10 casais de gays e 10 de lésbicas para efectuar o trabalho. O resultado será partilhado com todos os participantes, sendo-lhes fornecido, em CD, o resultado da sessão fotográfica.

A sessão fotográfica será realizada no Centro Cultural de Cascais, em dia e hora a combinar. Para a realização das fotografias, os interessados devem usar roupas lisas e sem padrões, com vista a um resultado mais eficaz a nível fotográfico, ou seja, roupa simples, pois a simplicidade resulta melhor neste tipo de imagem. Devem também, se possível, enviar uma fotografia do casal, para o meu email, para um planeamento mais elaborado da sessão fotográfica, uma vez que há pessoas que se adequam mais a um tipo de iluminação fotográfica que outras, devido a cor de pele e textura da cara.

Este trabalho tem como objectivo demonstrar o amor e afecto entre casais do mesmo sexo, e efectuar uma ligação entre essa demonstração de amor, e a data de dia de S. Valentim, que representa a união amorosa entre pessoas.

Podem ver a qualidade do meu trabalho em
http://myspace.com/nunosoaresparreira

Nuno Parreira [ nmsparreira@iol.pt ]

rede ex aequo forma de coordenadores locais

Todos os candidatos à coordenação dos grupos locais da rede ex aequo deverão receber a formação adequada ao exercício das suas funções. A próxima formação de coordenadores e candidatos a coordenadores ocorre já em Março, em Alvito, nos dias 7 e 8, estando o dia 6 reservado para a apresentação e recepção dos formandos.

Se ainda não existe um grupo de jovens da associação na tua cidade ou região, e se queres ajudar a criar um, a rede ex aequo está interessada em dar-te todo o apoio necessário para fazê-lo. Basta arranjares no mínimo mais 2 pessoas, além de ti, independentemente da orientação sexual, com idades entre os 16 e os 30 anos (1/3 da equipa terá de ter menos de 26 anos).

Arraial Pride em Belém


Dia 27 de Junho o Arraial Pride regressa, desta vez em Belém

Para este ano a Associação Ilga Portugal constituiu um grupo de trabalho independente para a produção do Arraial. Será um modelo novo de produção, uma nova aposta na realização da maior festa LGBT de Portugal.

Procuramos parceiros de negócios; empresas, particulares que estejam interessados em apoiar a realização deste evento. Relembramos que se comemora em 2009 os 40 anos de Stonewall, e os 25 anos da morte de António Variações.