Até dia 16 cinema LGBT em Badajoz

O Festival de Cinema Gay e Lésbico de Extremadura, que já vai na sua 11ª ediçao, está a decorrer em Badajoz, Cáceres e Mérida (Espanha) até ao próximo dia 16.

Destaque na programaçao para o Ciclo de Cinema Português com a exibiçao de "A outra margem" e um conjunto de curta-metragens lusas: "A morte de Tchaikvsky"; "A Soma dos dias"; "Heiko"; "Candidiase" e "Frequent Traveller".

No sábado às 21:30 (hora espanhola) terá lugar a Gala do Festival no Palácio de Congressos de Badajoz, onde serao distribuidos os prémios desta ediçao FanCineGay.

+info: http://www.fancinegay.com/

Rumos Novos agora também em blogue


A pedido de vários irmãos do grupo e como forma de reforçar os laços de comunidade entre todos, foi criado mais um espaço de partilha: um blog, onde esperamos que todos possam partilhar reflexões, textos, etc. etc.


O endereço do blog é: http://rumosnovos-ghc.blogs.sapo.pt/

Prémios Arco-Irís

Na 6ª edição dos Prémios Arco-Íris -- que se realizou ontem, 8 de Novembro (Sábado), pelas 18 horas no Centro LGBT -- a Associação ILGA Portugal pode contar com as presenças de Elisabeth Barnard (Directora da Com’OUT); Fernanda Câncio; Luís Osório (Director do Rádio Clube); e Solange F..
Apoiada este ano pela Comissão Europeia através da campanha “Pela diversidade, contra a discriminação”, a cerimónia contou ainda com apoios da Terra Design, da GL Events e da Flower Power.

Podem ser vistas imagens gravadas na cerimónia em www.youtube.com/ilgaportugal (playlist Prémios Arco-Íris)

Coral Ilga


A Associação ILGA Portugal vai criar um grupo coral para, através da música, contribuir para uma sociedade mais inclusiva, igualitária... e divertida!

No próximo Sábado dia 15 de Novembro vai realizar-se um primeiro encontro, aberto a todas as pessoas não completamente desafinadas (independentemente do sexo, orientação sexual, identidade de género, idade ou qualquer outra característica que não mesmo a desafinação). A ideia é fazermos audições e termos uma primeira noção da composição e estrutura do coro.
Gostas de cantar? Aparece!
Confirma a tua participação para ilga-portugal@ilga.org
Caso não possas participar no encontro do próximo Sábado mas estejas interessado em cantar connosco não deixes de nos contactar. Daremos notícias mais tarde.
Até breve e boas cantorias.
Ajuda-nos a divulgar!Local: Centro LGBT, Rua de São Lázaro, 88, LisboaData e Hora: Sábado, 15 de Novembro, às 18h30

E agora que?

A proposta 8, que foi votada nesta semana no Estado da California, proibiu os casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

Com 99,5% das urnas apuradas, a Proposta 8 que pedia o voto "Sim" à emenda para proibir os casamentos gays na Califórnia tinha 52,5% dos votos, contra 47,5% do "Não". O Supremo Tribunal estadual não se pronunciou sobre a situação dos 18 mil casais gays já casados no estado. Entre eles há algumas celebridades, como Portia de Rossi e Ellen DeGeneres. O Procurador-Geral da Califórnia declarou que os casamentos não perderao valor, mas os grupos LGBT acreditam que estes casais devem ficar em uma espécie de limbo jurídico e terão de validar um a um suas uniões novamente na Justiça.

Colaboradores

Se queres colaborar connosco neste projecto, envia-nos um mail para

info@centrallgbt.com

Todos podemos fazer algo para melhor as nossas vidas!

Prémios Arco-Irís

A Associação ILGA Portugal vai uma vez mais* atribuir o Prémio Arco-Íris como forma de reconhecimento e incentivo a pessoas e/ou instituições que com o seu trabalho contribuiram de forma significativa para a luta contra a homofobia ao longo do ano anterior.
No ano de 2008, a Associação ILGA Portugal decidiu atribuir o Prémio Arco-Íris- à Revista Com'OUT;- a Fernanda Câncio;- ao Rádio Clube Português:- a Solange F.,em reconhecimento pelos seus contributos para uma democracia mais aberta, inclusiva e verdadeira, baseada na valorização da diversidade e na igualdade de direitos.
Estão confirmadas as presenças ou representações de todos @s premiados.
Gostaríamos de poder contar com a sua presença para a entrega pública dos Prémios Arco-Íris no dia 8 de Novembro (Sábado), pelas 18h, no Centro LGBT.A cerimónia de entrega dos Prémios Arco-Íris 2008 contará pela primeira vez com o apoio da Comissão Europeia através da campanha "Pela Diversidade, Contra a Discriminação".Na sequência da cerimónia, será servido um porto-de-honra comemorativo.

Donos de Casa Desesperados


Apartir de dia 10 já podemos passar pelos quiosques e encontrar o nº 5 da revista Com'Out.
Uma das imagem forte de capa e um tema interessante sobre os travestis nacionais sao os aliciantes deste número de Novembro.

La Calle promove novo Show


O bovo bar La Calle promove no dia 13 de novembro uma noite de glamour com o novo show sw Sylvie Kass.


Um espectáculo a não perder!


+info: 914671515. Travessa da Trabuqueta 35/39 Alcantâra/Lisboa

Premios Arco-Íris

No ano de 2008, a associação ILGA Portugal decidiu atribuir o Prémio Arco-Íris a:

Revista Com'Out,
Fernanda Câncio,
Rádio Clube Português e
Solange F.

em reconhecimento pelos seus contributos para uma democracia mais aberta, inclusiva e verdadeira, baseada na valorização da diversidade e na igualdade de Direitos.

Clicar aqui para saber mais!


Juntem-se a nós e venham conhecer os premiad@s
na cerimónia de entrega pública dos prémios,
no dia 8 de Novembro, Sábado, pelas 18h,
no centro LGBT - Rua de S. Lázaro, 88, ao Martim Moniz.

Betty, a feia, favorável ao casamento na Califórnia


A estrela latina da série 'Ugly Betty', America Ferrera, declarou apoio ao casamento gay na Califórnia. "Votar Não à Proposta 8 é preservar a integridade da igualdade dos direitos neste país. Não se trata de ser gay ou ser heterossexual, se trata de ser americano", disse a actriz, acompanhada de Tony Plana e Ana Ortiz, colegas latinos da série.

'Ugly Betty' é uma das séries mais gay-friendly em exibição atualmente. Personagens gays, como o assessor Marc St. James e Justin, sobrinho de Betty, pré-adolescente gay e afeminado, tem papeis de bastante destaque nos episódios. A série também conta com a personagem transexual Alexis Meade, irmã de Daniel que se passa por morta, mas volta depois de já feita a cirurgia de adequação sexual.

Rainha Espanhola: Cala-te!


Foi lançado a semana passada em Espanha o livro “La Reina muy de cerca” (A rainha bem próxima), de Pilar Urbano. Na obra, a autora traz depoimentos exclusivos da Rainha Sofia, prestes a completar 70 anos, revelando sua opinião acerca de assuntos polémicos, como religião, aborto, eutanásia e casamento homossexual.

Sobre a união entre pessoas do mesmo sexo, a rainha opina: “Posso compreender, aceitar e respeitar que haja pessoas com outra tendência sexual, mas que essas pessoas se sentem orgulhosas por serem gays? Que subam em trios e saiam em manifestações? Se todos os gays saíssem em manifestações... o trânsito entraria em colapso. Se essas pessoas querem viver juntas, vestirem-se de noivos e casarem-se, podem estar em seu direito, ou não, segundo as leis de seu país: mas que não chamem isso de casamento, porque não é. Há muitos nomes possíveis: contrato social, contrato de união”.

Na Espanha, desde 2005, o casamento homossexual é permitido em todo o país. Espanha, Bélgica e Holanda são os três únicos países europeus a darem direitos plenos a casais do mesmo sexo.

Milk, a recordação de um herói LGBT


Três décadas depois do assassínio de Harvey Milk, em 27 de Novembro de 1978, em São Francisco, Gus Van Sant presta homenagem a um activista gay dos direitos humanos numa altura em que a Califórnia se prepara para banir os casamentos de pessoas do mesmo sexo. Ou como notou o londrino "The Observer", na próxima terça-feira não será apenas o dia em que os americanos decidem se é John McCain ou Barack Obama quem vai para a Casa Branca. Numa votação separada - a que se opõe o democrata Obama, que apenas defende "uniões de facto" para os gay, mas que é defendida pelo republicano McCain, que nem uniões de facto aceita - os americanos serão também chamados a decidir se os casamentos gay, aprovados na Califórnia pela primeira vez há quatro anos, têm futuro.

+info: http://cinecartaz.publico.pt/noticias.asp?id=214896

"Milk" a nova obra de arte de Gus Van Sant